1ª REUNIÃO NACIONAL DAS CÂMARAS TÉCNICAS DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS ACONTECEU EM NATAL

Data publicação: 18/09/2017

Responsive image

Na última sexta-feira, 15, a 1ª Reunião Nacional das Câmaras Técnicas de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais - OPNE - aconteceu durante o 5º Congresso Latino-americano de Odontologia para Pacientes Especiais em Natal, Rio Grande do Norte. Os integrantes da Câmara Técnica em OPNE do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CRO/PE - participaram do encontro: estiveram presentes os CDs Juliana Araújo Brito de Andrade, Roberto Mourão, André Cavalcante, Betânia Melo e Maria Cristina Santana.

A Reunião foi presidida pela Drª Cd Aida Sabbagh Haddad (Câmara do CROSP) e contou, ainda, com representantes dos estados RN, AM, MA, RJ, SE, RS, RR, DF, SP e CDs convidados de PB e SC, Estados que ainda não possuem suas câmaras técnicas em OPNE formalizadas. Todos os itens em pauta foram discutidos durante o encontro, com objetivo inicial de fazer um diagnóstico da situação atual da especialidade no país, delegando alguns representantes para coleta de dados sobre: Estados que possuem a Câmara Técnica de OPNE; Quantidade de especialistas cadastrados e seus locais de atuação; Cursos de especialização realizados em cada Estado, e Universidades que possuem a disciplina como obrigatória, eletiva ou projeto de extensão. Além disto, a atuação dos profissionais no âmbito do SUS em relação de contratação de profissionais especialistas ou que tenham uma capacitação com uma carga horária mínima padronizada; e, também, quantidade de pacientes que devem ser atendidos por turno de trabalho.

Ao final da reunião, a Câmara Técnica de Pernambuco apresentou documento encaminhado pelo CRO/PE à Secretaria Estadual de Saúde/Coordenação de Saúde Bucal do Estado com uma lista de sugestões com tudo que o especialista em OPNE necessita para atender pessoas com deficiência: Essa lista compõe sugestões de normas de acessibilidade, medicações de emergência e sedação, equipamentos de estabilização, entre outros pontos.

De acordo com a presidente da Câmara do CRO/PE, Juliana Araujo Brito de Andrade, "Tudo discutido durante a reunião será registrado em cartório e encaminhado ao CFO. Foi formalizada, ainda, uma reunião nacional anual das Câmaras, em que a próxima será provavelmente no CIOSP. Essa reunião foi um grande passo para o fortalecimento da especialidade".



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por