CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA FORTALECIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DAS CATEGORIAS

Data publicação: 31/10/2017

*Com informações do CREA-PE

No dia 17 de outubro, em encontro realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), presidentes e representantes de conselhos profissionais com sede no Recife estiveram reunidos discutindo a criação do Fórum dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional sediados no Estado de Pernambuco.

O principal assunto do encontro foi a criação do Fórum dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional sediados no Estado de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer as reivindicações que deverão ser feitas por todos os Conselhos e Ordens, quando da divergência de normativos que digam respeito aos conselhos profissionais e o pedido para que todos façam o encaminhamento do Manifesto contrário à aprovação do PLS nº 280/2017, de autoria do Senador Antônio Anastasia, que propõe terceirizações da fiscalização e do licenciamento à empresas privadas.

Ainda com o mesmo objetivo, o presidente do CREA-PE acatou sugestão do presidente do Conselho Regional dos representantes Comerciais do Estado de Pernambuco (CORE-PE), Archimedes Cavalcanti Júnior, que propôs a criação de uma Comissão, com o objetivo de estabelecer metas e avaliar os objetivos comuns a todos os Conselhos e assim dar mais robustez e consistência aos posicionamentos do grupo contrários aos pontos que o grupo entender que trarão prejuízos às autarquias e à sociedade.

Ficou consensado que, além do CREA-PE, irão compor a comissão o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE); Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Pernambuco (CORE-PE); Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE); Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE); Conselho Regional de Biologia 5ª Região (CRBio-05) e o Conselho Regional de Serviço Social – 4ª Região (CRESS-PE).

No último dia 24 de outubro, a 1ª reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais sediados em Pernambuco aconteceu na sede do CORE-PE, na qual o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CRO/PE, foi representado pelo conselheiro Eduardo Ayrton e pela procuradoria jurídica do Regional, Maristela Dantas. Com a missão de fortalecimento dos Conselhos, das categorias e a defesa dos interesses da sociedade, o objetivo da criação do Fórum dos conselhos é trazer à luz, assuntos de interesse mútuo para as Autarquias, além de fomentar debates, palestras e troca de experiências das atividades que estão sendo executadas. Também estiveram presentes neste encontro representantes dos Conselhos já citados anteriormente.