NOVA ASSEMBLEIA DOS CROS/CFO CONTINUA DISCUSSÃO SOBRE REFORMULAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA

Data publicação: 06/11/2017

Acontece hoje, 06 de novembro, e amanhã, 07/11, a Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, em Brasília. O encontro é a continuação da pauta de reunião discutida anteriormente, em julho (05 a 07 de julho de 2017), no qual houve a discussão acerca da adequação do atual Código de Ética Odontológica (aprovado em 2012; em vigor em 2013). O CRO/PE é representado durante toda a reunião nacional pelo Dr. Alfredo de Aquino Gaspar Júnior (Presidente CRO/PE), Drª Thérèze Britto (Conselheira Secretária CRO/PE / Presidente da Comissão de Ética do Regional) e pela Drª Maristela Figueirêdo Dantas (Procuradoria Jurídica CRO/PE).

A Assembleia agora finaliza os debates sobre a atualização do Código de Ética Odontológica neste segundo encontro, pois todas as mudanças propostas foram votadas e a matéria é extensa. O ponto de partida dos debates foi o texto preparado pela Comissão Especial criada pelo CFO para receber as propostas de alteração do Código, analisá-las e padronizá-las. Conselheiros federais, presidentes dos CROs, presidentes das comissões de ética dos CROs e procuradores jurídicos do CFO e CROs discutiram cada uma das alterações.

O atual Código de Ética Odontológica foi aprovado em 2012 e entrou em vigor no início de 2013. O CFO decidiu atualizar o Código para adequá-lo aos costumes atuais da sociedade, ao mercado de trabalho e aos novos procedimentos e técnicas odontológicas, e para dirimir interpretações dúbias, excluir incongruências e contemplar temas omitidos.

Na Assembleia de julho/17, o CRO/PE também foi representado pelo Dr. Alfredo de Aquino Gaspar Júnior (Presidente CRO/PE), Drª Thérèze Britto (Conselheira Secretária CRO/PE / Presidente da Comissão de Ética do Regional) e pelas Dras Maristela Dantas e Maria Zilá Leal Bezerra Passo (Procuradoras Jurídicas do CRO/PE). O Regional, além de ter participado analisando as modificações propostas pela Comissão Especial para reformulação do CEO criada pelo CFO, levou ao encontro sugestões de reformulação do CEO confeccionadas pelo setor jurídico e comissão de ética, como também algumas enviadas por profissionais durante campanha realizada no mês de junho.