CRO-PE e Soepe oficializam ações civis públicas contra editais de aviltamento profissional

Data publicação: 15/04/2019

Na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, representantes do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE e do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco - Soepe, estiveram reunidos na sede do Soepe, a fim de assinar os termos das ações civis públicas que serão movidas pelas Entidades acerca da Seleção Simplificada promovida pelo Governo de Pernambuco (Secretarias de Administração e de Saúde) e do Concurso Público lançado pela Prefeitura Municipal de Carnaíba.

As referidas ações visam a concessão de medida liminar para determinar suspensão da seleção simplificada conjunta (SAD/SES nº 017) e do concurso público. A controvérsia se refere a remuneração ofertada aos Cirurgiões-Dentistas frente à carga horária apresentada: O salário encontra-se em completo desacordo com o piso estabelecido na Lei 3.999/61.

A parceria entre o CRO-PE e o Soepe busca combater o aviltamento profissional que processos seletivos voltados aos profissionais da Odontologia onde como estes trazem. Os documentos foram assinados pelos presidentes das Entidades, CD Eduardo Vasconcelos (CROPE) e CD Ailton Coelho (Soepe), pelo conselheiro do Regional, CD Adelmo Aragão Neto, pela 3ª Vice Presidente do Sindicato, CD Rosa Maria de Lima Gomes, além das procuradoras jurídicas, Maristela Dantas (Conselho) e Maria Zilá Passo (Soepe).

"A nova gestão do CRO priorizará a valorização profissional durante esses próximos dois anos. Para isso, centrará parcerias com as Entidades representativas da Odontologia para combater o aviltamento profissional, que vem prejudicando a imagem da Odontologia ao longo dos últimos anos. Ações inovadoras como esta dos Editais são imprescindíveis e isto é apenas o início. Estamos atentos aos diversos problemas em relação à valorização profissional, como por exemplo, as questões das operadoras de saúde suplementar, de serviço público, dos contratos aviltantes no mercado privado, entre outros, pois o nosso foco é trabalhar em prol da Odontologia Pernambucana cada vez mais valorizada", comentou Vasconcelos.