CRO-PE integrou a ação "Um sorriso do tamanho do Zeppelin" no Parque do Jiquiá

Data publicação: 20/08/2019

Responsive image

Na manhã da sexta-feira (16 de agosto) aconteceu, no Parque do Jiquiá, a ação "Um sorriso do tamanho do Zeppelin". Contando com ações voltadas à cultura, lazer, educação, bem estar e saúde bucal, mais de 350 crianças circularam no evento, que contou com atendimentos e promoção de Saúde Bucal. A ação, que recebeu este nome em comemoração aos 89 anos do Zeppelin e aconteceu no local onde existe atualmente a única torre preservada do dirigível no mundo, foi coordenada pelo Distrito Sanitário V, através da gerente CD Dra Ana Beatriz Vasconcelos, também conselheira do CRO-PE. Além do Conselho, entidades como ABO Nacional, Prefeitura da Cidade do Recife, FOP-UPE, UFPE, UNIT, Uninassau, Honda, Sesc, Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Saúde/Coordenação de Saúde Bucal, entre outras, estiveram presentes na ação.

A promoção de saúde bucal contou com escovódromo, aplicação de flúor, palestras sobre escovação e hábitos de higiene bucal, noções de nutrição com instrução sobre alimentos que previnem doenças bucais, lanche nutritivo, distribuição de kits de higiene dental (com escova e creme dental), além do atendimento àqueles que necessitavam realizar algum procedimento após a triagem das equipes envolvidas. Os atendimentos, que aconteceram nos ônibus do NIAC através de quatro consultórios, foram realizados pelos profissionais da rede em parceria com acadêmicos da FOP-UPE, Uninassau, UFPE E UNIT. O CRO-PE esteve presente também nos atendimentos através da equipe da Comissão CRO Jovem, que contou com a atuação da CD Dra Jéssica Britto (presidente), CD Dra Rayza Miranda e CD Dr Felipe Almeida. Também esteve presente durante todas as atividades a coordenadora de saúde bucal da Prefeitura da Cidade do Recife e conselheira do CRO-PE, CD Dra Juliana Couto. Ao todo, mais de 350 crianças foram atendidas de 6 Escolas e 1 creche municipais e mais de 120 pessoas de 20 instituições estiveram envolvidas na realização das ações.

No local, além da conversa com nutricionista, também houve palestras com os bombeiros e diversas atividades, como uma visita guiada para os participantes aprenderem a história do parque. A ação contou com o apoio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.

"A importância desse evento é que ele reúne mais de 20 entidades e a saúde bucal faz parte de tudo isso. A proposta foi a de reunir todas as secretarias sob a ótima do entendimento de que a saúde é um contexto muito maior: Uma criança com a saúde bucal em dia consegue aproveitar o lazer, participar de atividades, se sentir parte desse processo de construção de sociedade no seu contexto da primeira infância. E ele busca a inclusão da saúde bucal nisso tudo. Portanto, atendemos crianças e adolescentes de 05 a 14, 15 anos, fazendo parcerias com 06 escolas da Região, para que o impacto da ação na localidade fosse garantido. Foi um sucesso", comentou Ana Beatriz Vasconcelos.

"Na coordenação Estadual de Saúde Bucal, buscamos algumas parcerias para fortalecer o processo da Atenção Primária. Uma dessas parcerias, a primeira, são os municípios, e uma outra grande parceria é a ABO Nacional, que por meio do programa "Um sorriso do tamanho do Brasil", temos captado algumas oportunidades no sentido de dinamizar o processo do trabalho dentro da Atenção Primária. E, nessas atividades, nós viemos trabalhando com a intensificação do acesso à informação, à mobilização, à sensibilização das crianças com relação à importância da sua saúde bucal e a necessidade de fortalecer a higiene oral. Então, com a parceria da Colgate nós disponibilizamos para o Distrito Sanitário V, 34 mil kits de higiene oral, onde pretendemos atingir a população abaixo de 12 anos. E com esse movimento da ação estamos exercendo promoção da saúde bucal, para além da prevenção, para além da educação, para além da proteção, para produzir protagonismo e aproximar atores na construção de múltiplos conceitos em defesa da saúde e da integridade das pessoas", explicou o coordenador de saúde bucal de Pernambuco, CD Dr Paulo César Santos.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por