CARBONO ATIVADO VERSUS CLAREAMENTO DENTAL: Quais as evidências científicas?

Data publicação: 05/08/2016

Nota de Esclarecimento à População

Nota de Esclarecimento à População

Fábio Barbosa de Souza
Mestre em Clínica Integrada
Doutor em Dentística
Professor de Biossegurança da Universidade Federal de Pernambuco

CARBONO ATIVADO X CLAREAMENTO DENTAL: quais as evidências científicas?

Inúmeros vídeos, postagens e matérias em blogs têm colocado em evidência uma nova fórmula rápida e fácil para clarear os dentes: o uso do carvão ativado! Deste modo, o Conselho Regional de Odontologia, secção Pernambuco, vem apresentar as evidências científicas relacionadas a este assunto.

O carvão ativado é um pó de colocação negra que se caracteriza por apresentar uma grande propriedade absortiva, no entanto, os seus relatos na Odontologia são escassos e revelam que a sua aplicação não está baseada em evidências científicas. Ou seja, não foram realizados testes e também não existem protocolos publicados em literatura específica que oriente o seu uso.

Apesar disso, nos países do Sudeste Asiático existem escovas de dente que incorporam o carvão ativado em cerdas da escova de dente, através de um processo industrial. Ainda assim, a adição do carvão ativado tem a finalidade de reduzir a contaminação nas cerdas, fato este que, igualmente, ainda não possui comprovação científica. Em um estudo realizado na Malásia, no qual os indivíduos pesquisados empregavam o carvão ativado como forma de higienização dentária, observou-se que todos os pacientes apresentavam graus distintos de desgaste na face externa dos dentes.

Diante do exposto, reforça-se o cuidado em relação às fórmulas milagrosas publicadas na internet. O carvão ativado ao ser aplicado sobre os dentes pode promover desgate da estrutura dentária, podendo culminar em eventos de sensibilidade e dor dentinária. Além disso, as restaurações estéticas podem sofrer pigmentação ao entrarem em contato com o carvão ativado.

Assim, antes de submeter os seus dentes e a sua boca a qualquer tratamento empírico, consulte o seu dentista, ele será o profissional mais indicado para lhe fornecer as orientações adequadas ao seu melhor cuidado.