Ações de fiscalização aconteceram em Araripina, Trindade, Ouricuri, Verdejante e Serra Talhada durante a Caravana da Saúde Bucal

Data publicação: 11/07/2019

As ações da Caravana da Saúde Bucal fortalecem a Odontologia como um todo. E a fiscalização também acompanha as atividades durante a passagem do CRO pelos municípios: Nos dias 08, 09 e 10, o fiscal responsável pelas Regiões das Geres 7, 9, 10 e 11 realizou ações em Araripina, Trindade, Ouricuri, Verdejante e Serra Talhada. Ao todo, foram visitados 21 (vinte e um) locais, sendo 19 (dezenove) deles no setor privado e 02 (dois) no público.

Confira palavra do fiscal das Regiões:

GIRO PELO SERTÃO

FISCAL ANDERSON CANDEIA - 7,9,10 E 11 GERES

"Nos dias 08, 09 e 10 de julho, paralelo às atividades da Caravana de Saúde Bucal 2019 pelo Sertão, foram realizadas ações de fiscalização pelos municípios de Araripina, Trindade, Ouricuri, Verdejante e Serra Talhada. Ao todo, foram visitados 21 (vinte e um) locais, sendo 19 (dezenove) deles no setor privado e 02 (dois) no público. Destas visitas, 11 (onze) foram motivadas por denúncias enviadas aos canais disponibilizados pelo Setor de Fiscalização do CRO-PE; 04 (quatro) foram retorno de prazos emitidos em fiscalizações anteriores; e 06 (seis) foram inspeções de rotina, das quais 05 (cinco) em estabelecimentos recém-inaugurados."

"Dentre as principais irregularidades encontradas, ressaltam-se: profissionais cirurgiões-dentistas inscritos em outros Regionais e sem a adequada inscrição junto ao CRO-PE; atuação de empresas sem a devida inscrição legal; profissionais auxiliares em saúde bucal e prótese dentária exercendo suas funções também sem a correspondente inscrição no Conselho; estabelecimentos apresentando nome fantasia, mas sem personalidade jurídica; e diversas propagandas contrariando as normas deontológicas vigentes, veiculadas em redes sociais, panfletos, outdoors, para-brisas de automóveis e em caixas de som posicionadas nas calçadas de consultórios."

"Para algumas infrações, foram expedidas notificações com prazo para adequação ou remoção das mesmas. Para as demais, solicitar-se-á abertura de processo ético junto à Comissão de Ética do CRO-PE, tendo em vista a prática reincidente do profissional, bem como a gravidade da irregularidade cometida."

A Região coberta pelo fiscal abrange os municípios de Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.