Após intensa movimentação, Fluoretação das águas em Pernambuco tem cronograma firmado para início

Data publicação: 12/03/2020

Responsive image

Após uma longa jornada de negociações e cobranças por parte do CRO-PE, finalmente há a previsão de início da fluoretação das águas em Pernambuco: 01 de janeiro de 2021.A confirmação do início da implementação se deu através de reunião entre Compesa, CRO-PE e ABO-PE na sede da Empresa na manhã desta quinta-feira, 12 de março de 2020. Uma vez que no Brasil a fluoretação das águas é obrigatória desde 1974, regulamentada pela Lei Federal nº 6050 , o CRO-PE contatou a Compesa informando que iria acionar judicialmente a questão, caso não houvesse resolução administrativa entre as partes.

As negociações e cobranças em torno da fluoretação das águas acontecem desde 2013 por parte do Regional, processo este que envolveu reuniões junto à Secretaria Estadual de Saúde - SES/PE, representantes do Poder Legislativo e Entidades Odontológicas. O projeto de implementação foi apresentado hoje, 12/03/2020, ao CRO-PE e a ABO-PE com a previsão de início pelo Sistema de Abastecimento Água Alto do Céu (Região de Casa Amarela) um dos mais importantes da Região Metropolitana do Recife - RMR, por alcançar 182 mil pessoas e 20 bairros do Recife. De acordo com a Compesa, após esta implantação, a fluoretação seguirá para os outros quatro Sistemas (Pirapama, Tapacurá, Gurjaú e Botafogo) na RMR e demais regiões do Estado. Ao todo, a Compesa estima realizar todo o cronograma para a implementação no primeiro Sistema ao longo de 2020.

Estiveram presentes na reunião Eduardo Vasconcelos (presidente do CRO-PE), Igor Morais (conselheiro do CRO-PE), Grasiele Fretta (Cirurgiã-Dentista pesquisadora da Fiocruz), Daniel Genuíno (Gerente de Controle Operacional da Compesa), Valderice Alves (Especialista em Gestão de Controle da Qualidade da Compesa), Rômulo Souza (Diretor Técnico de Engenharia da Compesa), Luciana Cassimiro (representante ABO-PE), Maristela Dantas (Procuradoria Jurídica CRO-PE) e Vinícius Santiago (Assessor de Relações Institucionais CRO-PE).

ENTENDA

O CRO-PE vem reivindicando ações na Política de Saúde Bucal em Pernambuco junto as demais entidades representativas da Odontologia (Soepe e ABO-PE) desde 2019 através de uma série de encontros, reuniões e parcerias. Em setembro/19, em atenção à demanda solicitada pelo CRO-PE, Soepe e ABO-PE, o Deputado Adalto Santos protocolou Indicação de nº 2084 à Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - Alepe, a fim de que fosse encaminhado apelo a Compesa e a Secretaria de Saúde Estadual no sentido de promoção da fluoretação das Águas em sistemas públicos de abastecimento em todo o Estado de Pernambuco.

Diante disto, em outubro, aconteceu reunião com as Entidades, na ALEPE, junto a Secretaria de Saúde e Coordenação de Saúde Bucal Estaduais e os Deputados Roberta Arraes, Joaquim Lira e Lucas Ramos. Na pauta do encontro, a solicitação das Entidades acerca da melhoria da qualidade da saúde bucal da população através da implantação de ações como a fluoretação das águas, entre outras. Na ocasião, um documento foi entregue ao Secretário de Saúde Estadual, Dr. André Longo, que continha um apurado de informações importantes sobre a saúde bucal desenvolvida atualmente no setor público em Pernambuco.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por