21 de abril: Tiradentes

Data publicação: 20/04/2020

Responsive image

Nessa terça-feira, 21 de abril, relembramos o patrono da Odontologia: Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Trabalhou como comerciante, minerador e se dedicou também ao exercício da profissão de "dentista", de onde surgiu o "Tiradentes".

Ao longo da história, a prática da saúde bucal foi se transformando cada vez mais, chegando à instituição dos Conselhos e à regulamentação da profissão por lei.

Atualmente, enfrentamos uma Pandemia e uma crise sem precedentes gerada pela mesma, onde o cenário mundial passa por profundas transformações.

A Odontologia é uma das áreas que integra essa grande mudança, pois se encontra na linha de frente de atuação não somente na saúde, mas contribuindo diretamente com o fortalecimento de ações de humanização em meio à situação caótica do momento.

A história da Odontologia se reinventa desde os seus primórdios. Tiradentes é considerado herói nacional torturado e morto, tendo o seu reconhecimento à luta pelos direitos fundamentais e democráticos mediante feriado nacional.

E nós, como profissionais da Odontologia, seguimos juntos nessa reconstrução que o momento de agora nos exige, atentos ao papel que devemos ter nesses momentos de crise: Agirmos coletivamente pelo bem de toda a população e classe.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por