Manual com passo a passo para solicitar o recurso emergencial do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para pessoa jurídica

Data publicação: 23/04/2020

Como prometido, divulgamos agora manual com passo a passo para solicitar o recurso emergencial do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) a fim de auxiliar os profissionais na solicitação do mesmo. Enfatizamos que, por enquanto, o mesmo é voltado apenas para a Pessoa Jurídica, uma vez que dependemos do Governo Federal para normatizar a linha para Pessoa Física que, ao que tudo indica, virá pelo Crediamigo (programa de microcrédito).

Neste momento, para a parcela da classe odontológica que vive somente de consultório, descobrimos a importância de tratar a nossa clínica como uma empresa, contendo reserva de emergência, capital de giro, entre outros pontos.

E, além disto, também observamos a importância de se ver, no futuro, o consultório odontológico como um ambiente cirúrgico, uma vez que a rotina de uso dos Equipamentos de Proteção Individual deverá ser extremamente modificada.

Hoje vemos a quantidade de equipamentos periféricos que deixamos expostos e sabemos que todo o processo de descontaminação da sala, incluindo aí os rolinhos de algodão, passará por enormes mudanças!

Nesse cenário, que já está acontecendo e será normatizado em breve, teremos uma nova consciência acerca de ser o momento perfeito onde podemos resgatar o valor de nossa profissão, mostrando que "não é só uma olhadinha, não se trata apenas de uma massinha".

A Odontologia realiza tratamentos de saúde, que exigem estudo, ciência, técnica, biossegurança, treinamento e muito investimento.

Muitas mudanças estão acontecendo, algumas mais rápidas que as outras, mas sairemos dessa crise melhores, mais fortes e com certeza mais valorizados.

Eduardo Vasconcelos
Presidente do CRO-PE.

Link para acesso direto ao material:

*Disponível em www.cro-pe.org.br > Aba Legislação > Aba Diversas