Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Pernambuco publica a Carta Aberta: Reflexões Bioéticas sobre o Enfrentamento da COVID-19. Confira!

Data publicação: 15/05/2020

Responsive image

A Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Pernambuco publicou a "Carta Aberta: Reflexões Bioéticas sobre o Enfrentamento da COVID-19" na última quinta-feira, 14 de maio de 2020.

"No atual contexto de enfrentamento da Covid-19, estamos sendo desafiados, como indivíduos e sociedade, a assumirmos um posicionamento ético diante dos dilemas morais impostos pela pandemia. Com o sistema de saúde pressionado pelo aumento do número de pessoas infectadas no país e pela insuficiência de infraestrutura, insumos, recursos humanos e financeiros, vários órgãos e entidades médicas entenderam ser sua responsabilidade produzir orientações técnicas para possíveis tomadas de decisões, em situações limites, nas quais o número de pacientes necessitando de leitos de UTI ou aparelhos, como respiradores, seja maior do que a quantidade disponível. No entanto, nem todos tiveram a oportunidade de envolver bioeticistas e associações bioéticas nos processos de elaboração desses documentos, com o intuito de assegurar um diálogo pluralista e multidisciplinar, como estabelece a alínea f do artigo 2º da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO."


Leia a versão na íntegra: Clique aqui e acesse diretamente o documento



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por