Clique aqui " />

Fiscalização em tempos de COVID-19: Municípios de Araçoiaba e Abreu e Lima receberam orientações e vistorias

Data publicação: 22/05/2020

Responsive image

CRO-PE disponibiliza formulário online para denúncias acerca de falta de EPIs em tempos de COVID-19. Registre via formulário online para a fiscalização apurar o caso. Acesse: Clique aqui



Fiscalização em tempos de COVID-19: Municípios de Araçoiaba e Abreu e Lima receberam orientações e vistorias


Ainda durante esta semana, a fiscalização do CRO-PE esteve nas Unidades de Saúde dos municípios de Araçoiaba e Abreu e Lima realizando vistorias e orientando as equipes de saúde bucal e gestores acerca das normativas vigentes relacionadas, principalmente, à biossegurança durante os atendimentos em tempos de Pandemia.


ABREU E LIMA: De acordo com a fiscal responsável pelas ações, Natália Pessoa, em Abreu e Lima os atendimentos odontológicos de urgência foram centralizados na Unidade de Saúde da Família Centro I. "Durante a fiscalização foi identificado que o Cirurgião-Dentista e o Auxiliar em Saúde Bucal não possuíam EPIS adequados ao atendimento. Eles estavam de posse apenas de máscaras de TNT para atendimento, sem acesso à máscara n95, máscara cirúrgica, capote e quantidade insuficiente de protetor facial para uso individual da equipe, uma vez que as equipes do município estão realizando rodízio para atendimento. No momento só havia três protetores faciais para todos." A fiscal foi informada, quando realizava a entrega do Termo de Notificação na Secretaria de Saúde pela Coordenação de Atenção Básica, que o município possuía os EPIs e iria providenciar o envio para a Unidade.


ARAÇOIABA: Em Araçoiaba, Pessoa registrou que o atendimento das urgências odontológicas foi concentrado apenas no Centro Odontológico. No momento da fiscalização, foi observado que havia Equipamentos de Proteção Individual, como capote, máscara cirúrgica, n95, protetor facial e óculos de proteção adequados e necessários para o atendimento aos pacientes tanto para CD quanto para ASB. "Com relação à infraestrutura do local foram encontradas algumas irregularidades, anotadas em relatório, que necessitam de correção, mas que, no momento, não inviabilizam o atendimento no local", finalizou.


A fiscalização do CRO-PE tem acompanhado a situação dos serviços privados e públicos nos municípios de Pernambuco através de vistorias e orientações resultantes tanto de denúncias recebidas como de ações de rotina da equipe e tem tomado as medidas necessárias para que haja o respeito às normas vigentes de biossegurança.

Importante ressaltar que as ações da fiscalização estão seguindo as normativas direcionadas na Portaria da ANVISA (Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020) e na Nota Técnica 04/2020 (SES/PE e Entidades), ambas encontradas no site do CRO-PE (www.cro-pe.org.br) na aba Legislação > Diversas.

Crédito das fotos: 1) Abreu e Lima e 2) Araçoiaba.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por