Fique atento - Saiu o edital do Concurso Público CROPE nº 01/2020: São 4 (quatro) vagas para fiscal e 2 (duas) vagas para auxiliar administrativo, além das vagas de cadastro reserva

Data publicação: 27/10/2020

Fique atento: Saiu o edital do Concurso Público CROPE nº 01/2020: São 4 (quatro) vagas para fiscal e 2 (duas) vagas para auxiliar administrativo, além das vagas de cadastro reserva.

O objetivo é expandir a fiscalização do exercício da Odontologia, inclusive estruturando mais ações em todo o estado de Pernambuco. Para garantir oportunidade de todos os Cirurgiões-Dentistas participarem igualitariamente, não haverá prova de titulo.

Atualmente o CRO-PE conta com 10 (dez) fiscais e todos são Cirurgiões-Dentistas. O objetivo é o aumento do número de fiscalizações em todo estado em 50%, a princípio - incluindo, aqui, a fiscalização do exercício legal da Odontologia (função precípua do Conselho) e a apuração, junto aos órgãos competentes, dos casos de denúncias relativas ao exercício ilegal, orientações aos inscritos e outras ações, conforme estabelece a Lei Federal 4.324/64.

Atualmente a meta de fiscalizações é a de 50/mês para cada fiscal, proporcionalmente uma das maiores do país.

Com o crescente número de denúncias registradas junto ao CRO-PE de exercício da Odontologia em condições irregulares, envolvendo pessoas não habilitadas desenvolvendo e/ou extrapolando funções da Odontologia, o aumento no quadro se faz necessário a fim de respostas cada vez mais rápidas à classe e à população.

As 4 vagas de fiscais são destinadas à Região Metropolitana do Recife - RMR, Região de Caruaru, Região de Arcoverde e Garanhuns e Região da Mata Norte e Mata Sul de Pernambuco.

As 2 (duas) vagas para auxiliar administrativo, lotadas nas regiões de Serra Talhada e Petrolina, visam agilizar os procedimentos e otimizar os trabalhos dos setores nas respectivas regiões, proporcionando maior apoio à classe aperfeiçoando o atendimento dos profissionais locais.

"Em razão de todo cuidado necessário que o momento exige, o certame ficou previsto para 2021. Sabemos que é muito aguardado e que trará melhora na qualidade da atividade do CRO-PE, que hoje busca acompanhar o quantitativo de profissionais inscritos com esse aumento no quadro. Há o reforço na transparência e no compromisso público com as atividades finalísticas do Conselho, priorizadas no Edital", explicou o Diretor Tesoureiro da Autarquia e presidente da Comissão do Concurso Público, Doutor Adelmo Aragão Neto.

O Concurso está com inscrições abertas até o final de novembro/2020. O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB é o responsável pelo Concurso, seguindo todas as diretrizes imprescindíveis em face ao enfrentamento do novo Coronavírus.

Confira todas as informações relativas ao Concurso Público CROPE nº 01/2020 no Portal da Transparência do site do CRO/PE > aba Concurso Público clicando aqui ou diretamente no site do IDIB: www.idib.org.br