Reunião Plenária aconteceu em 23/10/2020 com a participação dos conselheiros, delegados e do presidente do Conselho Federal de Odontologia

Data publicação: 09/11/2020

Também em 23/10 os conselheiros, a presidência e os delegados Regionais das Gerências Regionais de Saúde estiveram reunidos, durante toda a manhã, em Reunião Plenária na sede do CRO-PE. Em respeito às normas de biossegurança preconizadas, a reunião também foi transmitida aos que não estiveram presentes, contando também com participação do presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano Do Vale. No primeiro momento, houve o depoimento e a avaliação, por parte das Regionais, sobre a atuação da Odontologia nas áreas em face à Pandemia, abordando questões como atendimentos, fiscalização, observações, desafios e sugestões trazidas pelos profissionais das Gerências.

O anúncio da data da Assembleia de Eleição do Delegado-Eleitor também foi registrado aos presentes com a divulgação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco de convocação pública para inscrição dos interessados ao pleito de Delegado-Eleitor. A Assembleia de eleição acontecerá em 25/11/2020 e todas as informações constam no Portal da Transparência > aba Atos Normativos, no site do CRO-PE, para acompanhamento e consultas gerais. A segunda parte da Plenária contou com a participação online do presidente do CFO, Juliano Do Vale, que falou sobre os programas de fortalecimento do Sistema Conselhos, entre eles o administrativo/financeiro, que será implantado agora em novembro no CRO-PE de acordo com o cronograma previsto pelo Federal. A proposta é a de possibilitar a grande maioria dos serviços dos Conselhos de forma online, como parcelamentos, certidões, serviços de acompanhamento de registros, entre outros, dinamizando, modernizando e facilitando os atendimentos.

Vale também anunciou a assinatura do convênio de reforma da Sede do CRO-PE. "Eu tenho a satisfação de anunciar que o CFO vai assinar o convênio com o CRO de Pernambuco para possibilitar a construção ou a reforma e ampliação do Conselho Regional de Pernambuco. É uma solicitação que o Eduardo já tinha feito no plenário, num total de dois milhões e duzentos mil. Uma proposta, um projeto muito bem elaborado", noticiou durante a reunião.

O projeto de reforma da sede do CRO/PE vem sendo trabalhado ao longo de gestões e agora saiu do papel: Vasconcelos esteve na sede do Conselho Federal de Odontologia logo após a plenária assinando o convênio (em 28/10) a fim de agilizar a tramitação dos procedimentos administrativos. Entre os pontos levados em consideração no projeto, destacamos: a melhora e otimização nos atendimentos através da ampliação de espaço para criação de guichês para serviços rápidos; a implementação de um espaço específico para arquivos e registros de inscrição, a fim de acompanhamento de solicitações de especializações, inscrições de empresas e profissionais e demais demandas; aumento do auditório/plenário, possibilitando maior capacidade de público para eventos e encontros da Odontologia; entre outros. "Já é tempo de vermos um novo CRO para uma nova Odontologia e o projeto da nova Sede foi pensado para isto. Em breve divulgaremos maiores detalhes", registrou Vasconcelos.