27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Data publicação: 27/11/2020

Responsive image

27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer: A data foi instituída através da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707 (dezembro de 1988) e visa a conscientização acerca da prevenção, diagnóstico e orientação.

“O Câncer de boca é um dos mais comuns em nossa população. É importante saber que fatores externos ao nosso organismo estão diretamente associados a essa doença. Destacamos o consumo associado do fumo com o álcool, bem como a exposição crônica a radiação ultravioleta, além de infecção por alguns subtipos do HPV e deficiências de vitaminas. Evitar essas condições pode ajudar a prevenir o câncer de boca, mas também fazer o autoexame oral pode ajudar no diagnóstico precoce. Conhecer as alterações do padrão de normalidade dos tecidos bucais pode ajudar no diagnóstico a tempo hábil para um tratamento com sucesso. Precisamos combater o câncer de boca com informação qualificada para a população, e execução de ações contundentes por parte dos cirurgiões dentistas” explica Dr. Gustavo Godoy (CRO-PE nº 5546) especialista em Patologia Oral e Maxilofacial, presidente da Comissão de Ensino do CRO/PE.

A consulta e o acompanhamento junto ao Cirurgião-Dentista é indispensável para a prevenção, diagnóstico e orientação.


Confira também matéria do Conselho Federal de Odontologia sobre a data: clicando aqui


#DiaNacionaldoCombateaoCancer #PrevencaoCancerBucal #CancerBucal #27deNovembro #Prevenção #Diagnóstico #Orientação #CROPE



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por