Parecer Técnico referenda autonomia do BucoMaxiloFacial sobre procedimento cirúrgico

Data publicação: 22/12/2020

Responsive image

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CRO/PE, tem atuado junto aos especialistas Bucomaxilofaciais em muitas pautas trazidas pela categoria, através de movimentações e parceria com Entidades.

Recentemente o Regional, através da sua Câmara Técnica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, emitiu o Parecer Técnico nº 01/2020, normativa que esclarece sobre a Cirurgia de Dentes Inclusos, Semi-Inclusos e Impactados em ambiente hospitalar. O documento foi construído a partir de denúncias registradas junto à Autarquia em relação às operadoras de planos de saúde e as situações relatadas no cotidiano dos profissionais.

"O momento atual da Cirurgia Bucomaxilofacial, no que diz respeito às cirurgias em ambiente hospitalar, tem passado por várias dificuldades, sobretudo por parte dos seus especialistas em realizar os procedimentos solicitados. A ABMF, com seu corpo de associados, tem protocolado junto ao CRO-PE denúncias contra as operadoras de saúde, devido as negativas abusivas de cobertura assistencial recebidas pelos cirurgiões, por parte das auditorias, caracterizando-as como “cirurgias de imperativo clínico". "Tal postura por parte das operadoras prejudica a liberação dos procedimentos solicitados, atrasando, restringindo ou mesmo negando o atendimento adequado”, explicou Dr Gilberto Sousa, membro da Câmara Técnica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CRO/PE e presidente da ABMF-PE.

De acordo com o Dr. Belmiro Vasconcelos, presidente da Câmara, o retorno aos profissionais tem sido muito positivo." Alguns já entraram com solicitação de Cirurgia junto ao plano utilizando o parecer emitido. Recebemos, também, sugestão de inclusão do tópico do Cirurgião desempatador, que abordaremos em um próximo parecer.”

"A Câmara Técnica em Cirurgia do CRO-PE está elaborando uma série de normas técnicas, já oficiadas pelas cirurgias para dentes inclusos/impactados, que nortearão como os procedimentos deverão ser analisados pelos auditores e como o Cirurgião deverá solicitar suas cirurgias. Esperamos, com isso, que o CFO emita uma portaria normativa e que a ANS oriente as operadores na condução do assunto", finalizou Sousa.

A Câmara Técnica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CRO/PE é composta pelos Doutores Gilberto Sousa Filho, Belmiro Vasconcelos e Laureano Filho. Confira o Parecer Técnico CRO-PE nº 01/2020 no Portal da Transparência > Atos Normativos 2020.

https://bit.ly/3hdSRJQ



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por