Vacinação Odontologia: Confira depoimento de Bruno Santana Freitas, Cirurgião-Dentista, CROPE 7349 - Policlínica e Maternidade Barros Lima/Recife

Data publicação: 20/01/2021

Cirurgiões-Dentistas e outros Profissionais da Odontologia que trabalham em espaços voltados a tratamento de pacientes diagnosticados com a COVID-19, receberam a primeira dose vacinal contra a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, hoje teve início a vacinação dos profissionais e trabalhadores de saúde em todo o Estado.

O Programa Nacional de Imunização - PNI e Plano de Operacionalização para Vacinação contra a COVID-19 no Estado de Pernambuco, tem como meta vacinar todos os profissionais de saúde, ainda na primeira etapa, conforme divulgado anteriormente.

Neste momento, principalmente em razão da escassez de doses disponibilizadas pelo Governo Federal é imprescindível o estabelecimento de ordem de priorização daqueles profissionais que atuam em ambiente hospitalar, na assistência direta, enfermarias e unidades de terapia intensiva, tudo de acordo com o planejamento estabelecido pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Para o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, Eduardo Vasconcelos, a medida é necessária, mas é preciso entender que todos os profissionais da Odontologia precisam ser imunizados ainda na primeira fase da vacinação: “Estamos em contato permanente com a Secretaria de Saúde do Estado e demais autoridades sanitárias para no prazo brevíssimo replicar as datas dos calendários específicos, de forma mais detalhada, nos nossos canais oficiais”.

Confira o depoimento do Dr. Bruno Santana Freitas, Cirurgião-Dentista, CROPE 7349 - Policlínica e Maternidade Barros Lima/Recife:

"Sou Dentista há 17 anos. Acabei de tomar a vacina COVID, tão esperada, apesar de toda essa disputa política que vem envolvendo a COVID e a vacinação. Acabei de ser vacinado e, na verdade, dentro desse regramento que foi instituído, eu sou Dentista de USPA, sou Dentista da urgência e, nessa concepção, fomos convidados a entrar nesse primeiro lote de vacinas. Eu sei que muitos de nós que estão em seus consultórios estão preocupados em como vai ficar a sua história dentro desse processo, então antes de mais nada, é deixar vocês calmos...eu sei que talvez você pense que para mim é muito fácil falar, pois acabei de ser vacinado. Mas, assim, chegará o tempo de todos, assim a gente espera. Realmente neste momento não é privilégio daqueles que estão sendo vacinados, espero que vocês não vejam dessa forma, mas sim a necessidade. Então aqui, nós da Barros Lima, temos atendimento não só de paciente de urgência mas contato com pacientes de COVID-19, que vem muitas vezes num primeiro momento até para Odonto e, depois, ao perceber vários sintomas ou às vezes mesmo sem sinais de sintomas mas que trazem para nós alguma lembrança de sintomas que já passaram, percebemos que tem um risco para COVID, encaminhamos. Então nós somos profissionais dentistas que estão diretamente de alguma forma ligados à COVID. Óbvio, nós temos colegas que estão na classificação de risco e que, também, estão sendo vacinados, estes estão diretamente mais ligados a este risco, mas nós também estamos, aí queremos acalmar a todos. Eu acho que neste momento é um momento que nós precisamos nos fortalecer como categoria e ser suporte uns dos outros. E crendo que, logo logo, nós todos seremos vacinados. Então você que não está ainda nesse primeiro momento, tenha calma, muitos não estão, inclusive muitos que não são da área de saúde não estão e, esses que não são da área de saúde, ainda vão ficar depois. Então logo logo todos serão vacinados, vamos aguardar e juntos nós seremos mais fortes. Temos que aproveitar todos esses momentos para nos fortalecer como categoria, e não a crítica daqueles que já foram vacinados. Assim, que todos nós lutemos para que todos sejam vacinados.Essa é a minha impressão, essa é a minha opinião."