CRO-PE trata sobre aviltamento da profissão de Cirurgiões-Dentistas com a OAB-PE

Data publicação: 22/02/2021

Preocupado com o aviltamento da profissão dos Cirurgiões-Dentistas de Pernambuco, o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos, esteve em reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), Bruno Baptista. No encontro foi apresentado à Ordem a precarização da profissão com baixos pagamentos realizados por planos de saúde odontológicos. Também participou da reunião o ouvidor institucional do CRO-PE, Vinícius Santiago.
Atualmente, o Conselho recebe centenas de denúncias de profissionais que se sentem lesados pelo valores cobrados pelos planos odontológicos, bem como, pelo baixo percentual repassado aos CD´s por procedimento, que segundo o presidente do CRO-PE, não cobre os custos totais de um tratamento dentário.
"A categoria se sente lesada e desvalorizada na profissão depois de cinco anos de estudos e investimentos educacionais e de equipamentos para o atendimento em consultório. Alguns planos odontológicos pagam pouco por procedimento, o que não cobre os custos nem com materiais, muito menos do serviço. Além de fechar planos individuais por R$14,00", explicou o presidente.
O presidente da Ordem, Bruno Baptista, colocou a casa à disposição do CRO-PE para acompanhamento do caso. "A comissão de saúde estará à disposição para acompanhamento", frisou.
A diretoria do CRO-PE, nos últimos dois anos, tem trabalhado pela valorização da categoria- Cirurgiões-Dentistas e dos demais profissionais da Odontologia. A exemplo disso está a luta pelo cumprimento do piso salarial; a fiscalização severa a empresas e consultórios que descumprem normas e regras, bem como a cobrança abusiva no valor dos materiais de EPI- Equipamento de Proteção Individual.