Área do dentista

CRO-PE lança campanha "Na Minha Cadeira Mando Eu" em alusão ao mês da Mulher

Data publicação: 08/03/2021

Responsive image

"Na Minha Cadeira Mando Eu" será o tema de uma campanha do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE) para reflexão e conscientização de toda a sociedade para o fim da violência contra a profissional mulher na área odontológica. A campanha foi lançada nesta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, pelo CRO-PE, e tem o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho (MPT),Ministério Público de Contas (MPCO), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) e Secretaria de Defesa Social (SDS).

A iniciativa do CRO-PE foi despertada pelo fato que, nos últimos meses, chegaram à entidade denúncias de cirurgiãs-dentistas que sofreram assédio sexual, dentro de seus consultórios, em pleno exercício profissional. "Esses atos interferem diretamente na vida profissional e pessoal dessas mulheres. O enfrentamento da violência contra a categoria passa também por diversas instituições, seja por meio de canais de denúncia e pela ampla divulgação da nossa campanha", disse a conselheira do CRO, Thérèze Britto.

Para o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, essas denúncias recebidas pela entidade servem de alerta, também, para outras profissionais da área da Odontologia, e a campanha chega na tentativa de dar um basta nessa prática abusiva. "O CRO tem o dever de ajudar a vítima a superar essa barreira com a formalização da denúncia, oferecendo um amplo acolhimento, para que se sintam seguras e amparadas em denunciar os assediadores. Por isso, contamos também com outras instituições que atuam no Estado", falou.

Para denunciar qualquer caso de assédio, o CRO-PE criou um canal exclusivo, através do e-mail: ouvidoria.mulher@cro-pe.org.br.

Acesse os principais canais de proteção e combate à violência contra a Mulher:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher – o serviço de atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados. Toda ligação feita à Central é gratuita e o objetivo é disponibilizar um espaço para que as mulheres possam denunciar violência de gênero em suas diversas formas. As ligações podem ser feitas de qualquer telefone – seja ele móvel ou fixo, particular ou público (orelhão, telefone de casa, telefone do trabalho, celular). O Disque 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Centro Especializado de Atendimento à Mulher Clarice Lispector – orientações e apoio psicológico via whatsapp para todo o Estado: (81) 99488-6138 (24 horas)

Polícia Militar – Disque 190 (quando o crime está acontecendo)

Secretaria de Defesa Social – e-mail: ouvidoria@sds.pe.gov.br / Site: www.sds.pe.gov.br

Ouvidoria da Mulher do Estado de Pernambuco – 0800 2818187

Central de Teleatendimento à Cidadã Pernambucana: Avenida Cais do Apolo, nº 222, 3º andar, Centro, Recife, PE, CEP 50030-905. Horário de atendimento: das 8h às 18h, dias úteis. Atendimento virtual: ouvidoria@secmulher.gov.pe.br

*Assédio sexual é crime de acordo com o Código Penal Brasileiro - Art. 216-A



© 2021 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por