Com o intermédio do CRO-PE, profissionais da Odontologia de Camaragibe comemoram conquistas

Data publicação: 18/06//2021

A atuação do Conselho Regional de Odontologia- CRO-PE na política de Valorização dos profissionais tem rendido bons frutos. Na última quarta-feira (16), aconteceu mais uma rodada de negociações entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Camaragibe, o CRO-PE e gestores da Prefeitura Municipal de Camaragibe (RMR), para a melhoria das condições de trabalho dos servidores. Importante ponto da pauta, o aumento do piso mínimo salarial dos cerca de 80 Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos Saúde Bucal que atuam na Atenção Básica do município. A reunião se deu de forma presencial e on-line, reunindo representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, da Prefeita do Município, Nadegi Queiroz, de parte do secretariado e procuradores, do Presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos e da Procuradora Jurídica do Conselho, Maristela Dantas.

A prefeitura se comprometeu na elaboração de projeto de Lei que será enviado à Câmara dos Vereadores, respeitando o disposto na Lei Federal nº 3.999/61 quanto ao piso mínimo dos Cirurgiões Dentistas e também contemplando os Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (ASB e TSB). A prefeita Nadegi Queiroz informou que "a atual gestão irá publicar um decreto municipal criando uma comissão para elaborar um projeto de lei (PL) estabelecendo um novo piso salarial para a categoria ainda em 2021 com o objetivo de implementar os novos salários a partir de janeiro de 2022".

A notícia foi comemorada pelo Presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos. "Gostaria de agradecer à prefeita pela articulação sem judicialização. Conseguimos avançar desde a primeira rodada de negociações e, hoje, estamos consolidando essa conquista para a classe odontológica de Camaragibe. Esperamos que os acordos sejam honrados para que em 2022 a categoria seja contemplada com uma nova realidade salarial".

A Procuradora Jurídica do Conselho, Maristela Dantas, parabenizou o município, principalmente, "pela realização das negociações de maneira conciliatória e também pela inclusão do CRO-PE na comissão que construirá, coletivamente, o projeto de lei que irá beneficiar os profissionais da Odontologia de Camaragibe".

O diretor de comunicação do Sindicato do Servidores de Camaragibe, Leonildo Severiano, também comemorou o desfecho das negociações, ressaltando a importância da participação do CRO-PE no processo. "Fizemos questão de trazer o Conselho para junto do sindicato por ser uma entidade comprometida com a classe e, hoje, podemos festejar essa conquista em conjunto. Precisamos garantir esse avanço, uma vez que a gestão municipal só tem a ganhar quando se valoriza o profissional, garantindo dignidade financeira, motivação, reconhecimento e evitando que bons profissionais saiam da rede em busca de salários melhores em outros municípios", concluiu.