Sistema Conselhos de Odontologia fortalece 5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Data publicação: 06/07/2021

Responsive image

Neste mês de Julho, o Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a 5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê” – Julho Verde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da atenção aos primeiros sintomas da doença para diagnóstico precoce. A campanha é realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Com a pandemia de covid-19, os esforços nesta edição estão voltados aos pacientes de câncer de laringe traqueostomizados, que se comunicam por meio da traqueia. Esses pacientes são naturalmente mais vulneráveis ao vírus, sem qualquer proteção que impeça a contaminação direta no pulmão pelo coronavírus. Com isso, a 5ª edição obtiva, também, evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometam funções vitais dos pacientes como: fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano. Essa denominação caracteriza tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.



© 2021 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por