CRO-PE dialoga com a Prefeitura do Paulista para valorização da Saúde Bucal no município

Data publicação: 23/08/2021

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE) esteve reunido na manhã desta segunda-feira (23) com o secretário de Saúde do município do Paulista (RMR), Charles Roger, para dialogar com o gestor sobre os rumos dos profissionais da Odontologia no município.

Dentre as solicitações estavam a adequação do piso salarial dos Cirurgiões-Dentistas à Lei Federal 3.999/61 – que estabelece o piso de três salários mínimos para uma carga horária de 20h semanais -, e a condução do pagamento da insalubridade para o grau máximo.

Paulista é um dos municípios da Região Metropolitana do Recife que ainda remunera os profissionais com salários bem abaixo do que é previsto em lei. Para a carga horária de 20h, os vencimentos são de R$ 1.500. Já os profissionais que trabalham 40 horas por semana, recebem um pouco mais de R$ 3 mil. Os Auxiliares recebem, por 40 horas semanais, R$ 1.638,00.

Para o chefe da Fiscalização do CRO-PE, João Godoy, o encontro com o gestor foi positivo, uma vez que a gestão se mostrou interessada em dialogar. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário Charles Roger. E isso nos anima para que a valorização da nossa categoria possa acontecer de fato. Vamos atender ao pedido do próprio gestor para construirmos juntos uma nova realidade para os profissionais da Odontologia do município”.

O secretário de Saúde, que assumiu a pasta a pouco mais de 40 dias, se mostrou empenhado em colaborar com o CRO-PE, sindicato dos TSB e ASB e com os profissionais para oferecer um serviço de qualidade à população. “Nossa premissa é que se nós cuidarmos bem dos nossos servidores, a população será a grande beneficiada. Por isso, vamos dialogar cada vez mais com nossos pares, no caso da Odontologia o Conselho e o sindicato, para garantir a valorização da categoria aqui no município”.

Também estiveram presentes os representantes do Sindicato de TSB e ASB de Pernambuco (SINDATSB), Micheline Lobo e Eduardo Suevelyn.

Ao final da reunião, ficou acertado a criação de um comitê entre o Conselho, gestão municipal, servidores e sindicato para definir o grau de insalubridade para a categoria.