Outubro Rosa: exames preventivos de câncer de mama sofrem redução de 42%, alerta Sistema CFO/CROs

Data publicação: 07/10/2021

Esse total representa quatro mil casos de câncer de mama não diagnosticados; em média, cinco casos são detectados a cada mil exames realizados


Responsive image

Por Ascom CRO-PE
Com informações de Michelle Calazans, Ascom CFO

Os Conselhos de Odontologia fortalecem, neste mês de outubro, a Campanha Internacional contra o Câncer de Mama – Outubro Rosa. Para o Sistema CFO/CROs, o momento requer cuidado redobrado, tendo em vista que 800 mil exames preventivos de câncer de mama não foram realizados por mulheres entre 50 e 69 anos, no último ano pandêmico na rede pública. Uma redução de 42% de mamografias. Esse total representa quatro mil casos de câncer de mama não diagnosticados; em média, cinco casos são detectados a cada mil exames realizados.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a queda na procura pelos exames preventivos foi identificada apesar do serviço na rede pública de saúde não ter sido interrompido durante o período pandêmico. No Brasil, o INCA estima o surgimento 66.280 novos casos neste ano. Em Pernambuco, a estimativa é de 2.390 novos casos.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, é importante que a população feminina esteja atenta aos sinais e sintomas. “Todos nós, profissionais de Odontologia, somos agentes de saúde integral e podemos contribuir com o compartilhamento nacional de informações à população”. Eduardo Vasconcelos, Presidente do CRO-PE, reforça as palavras do presidente do CFO acrescentando um olhar mais atento por parte dos Cirurgiões-Dentistas no atendimento em seus consultórios. “Nunca é demais conversar com as pacientes sobre a importância do auto-exame e do exame laboratorial para investigar possíveis problemas na mama. Como bem disse Dr. Juliano do Vale, somos agentes de saúde integral e isso nos coloca na responsabilidade de cuidar dos nossos pacientes para além da Odontologia, através da troca de informações e orientações”. O CRO-PE conta com a Comissão da Mulher formada por Cirurgiãs-Dentistas com um olhar mais atento para as questões que envolvem a saúde e o bem estar das profissionais pernambucanas.

Cartilha - Em 2021, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cartilha, já em sua sexta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha. Acesse a cartilha clicando aqui

Saiba onde encontrar atendimento na Rede Estadual de Atenção ao Câncer de Mama em Pernambuco. clicando aqui



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por