CRO-PE realiza Caravana Construindo Sorrisos em Palmares

Data publicação: 09/03/22

A primeira etapa da Caravana Construindo Sorrisos, projeto executado pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), foi realizada em Palmares, na Mata Sul do Estado, nesta segunda (7) e terça-feira (8). O evento é composto por palestras voltadas para Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde, além de uma ação social com atividades de escovação, distribuição de kits de higiene bucal e práticas educativas.

No primeiro dia, os profissionais da Odontologia puderam acompanhar apresentações da presidente da Comissão de Ação Social da Autarquia, Dra. Thérèze Etienne, que ministrou o tema "Odontopediatria na Atenção Básica: os cuidados com a primeira infância". Já o coordenador de Saúde Bucal de Pernambuco, Dr. Paulo César, ministrou o tema "O que te faz sorrir?". O público também pôde participar de uma roda de conversa sobre a Odontologia com o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos; com o Secretário Geral, Adelmo Aragão, e com o chefe de Fiscalização, João Godoy. Além disso, atendimentos do Expresso CRO-PE, com serviços do setor de Inscrição e demandas financeiras, também foram oferecidos aos presentes.

A Caravana Construindo Sorrisos é uma iniciativa do CRO-PE em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, Colgate/Palmolive e com diversas Prefeituras. "A Caravana do CRO-PE é importantíssima, pois tem um caráter educativo tanto para os profissionais da Odontologia quanto para as crianças e familiares. Além disso, graças à parceria, conseguimos destinar kits de saúde bucal e incentivar os cuidados com a higiene bucal desde a primeira infância", disse Thérèze.

A terça-feira foi marcada pela presença infantil na Caravana. Cerca de 400 crianças com idade entre 5 e 7 anos receberam instruções de toda a equipe de Cirurgiões-Dentistas do Conselho e do Município sobre os cuidados com a saúde bucal. O presidente Eduardo Vasconcelos ratificou a importância do evento. “Para construir uma sociedade com adultos que tenham todos os dentes, é preciso educar as crianças desde cedo. Por isso, o CRO vai rodar o Estado e realizar ações lúdicas como essa. Ensinar a escovar os dentes de forma descontraída, fazendo pinturas e também pondo em prática o que foi aprendido”, explicou Vasconcelos.

A ação visa colaborar para criar hábitos saudáveis na sociedade desde a infância. “Agradeço à Caravana Construindo Sorrisos, do CRO-PE. Movimentos como esse, que mobilizam as escolas e contribuem para a saúde dos jovens e da comunidade, são extremamente importantes. Por isso, precisamos sempre reforçar essa parceria entre a Gestão Municipal e o Conselho", declarou Cibele Figueiredo, professora da Rede Municipal de Ensino de Palmares.