Cirurgiã-Dentista agradece ao CRO-PE por conquista do piso salarial

Data publicação: 11/03/2022

A Cirurgiã-Dentista Tullya Marques, aprovada em primeiro lugar e recém-nomeada no concurso realizado pela Prefeitura de Granito, em 2021, comemora a conquista do piso salarial dos Cirurgiões-Dentistas no município, após atuação do CRO-PE em audiência de conciliação na Justiça Federal.

"Eu queria dar os parabéns ao CRO, que vem lutando como nunca para fazer cumprir os direitos do Cirurgião-Dentista, principalmente em relação ao reconhecimento do piso salarial. E queria dar os parabéns também ao município de Granito. Eu passei em primeiro lugar no concurso de Granito e eu vou ganhar esse novo piso. Eu acho tudo isso uma conquista muito grande para a categoria. E eu espero que, daqui a algum tempo, os outros municípios também reconheçam esse piso", ressaltou Tullya.

A Prefeitura retificou o edital, que oferecia ao profissional de Estratégia Saúde da Família (ESF) um salário de R$2.798,04. Tullya irá receber o valor previsto na Lei 3.999/61, de R$6.600,00 para 40 horas semanais de trabalho.

A audiência foi conduzida pela juíza da 27ª Vara Federal Flávia Hora Oliveira de Mendonça. Também estavam presentes o procurador do Ministério Público Federal-MPF, Antônio Marcos da Silva de Jesus, o advogado do Município de Granito, Pedro Henrique Didier Andrade Santos, e a procuradora Jurídica do CRO-PE, Maristela Dantas.

"Foi uma importante conciliação após cerca de um ano de embates entre o CRO-PE e o Município de Granito. A decisão confere respeito aos profissionais e a população assistida. Tudo fruto do trabalho incansável de Valorização Profissional empreendido nos últimos dois anos", disse a procuradora.

Para o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, o Conselho não tem como retroceder no cumprimento da Lei Federal. "Estamos na luta não só pelo direito legal do piso mínimo para os aprovados em seleções e concursos, mas também, para aqueles profissionais que já estão na ativa. Esta é uma forma de valorização do profissional e de estar perto defendendo os interesses dos profissionais da Odontologia", frisou.