Caravana Construindo Sorrisos é realizada em Goiana

Data publicação: 22/03/2022

A caravana Construindo Sorrisos, projeto promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), foi realizado em Goiana, na Mata Norte, nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22). O evento contou com palestras voltadas para Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Agentes Comunitários da Saúde e Agentes de Endemias.

O primeiro dia foi marcado pela palestra do conselheiro da Autarquia, Glauco Ferreira, sobre "Urgências Endodônticas na Atenção Básica". Após a capacitação, foi realizada uma Ação Social no Quilombo de São Lourenço, no Sítio Cana Brava, na qual as crianças tiveram acesso às orientações sobre os cuidados com a Saúde Bucal de forma divertida. Além disso, o público recebeu atendimentos do Expresso CRO-PE, com serviços do setor de Inscrição e demandas financeiras.

"Essas pautas da Odontologia são enriquecedoras. Cada vez mais, o CRO-PE estará junto aos profissionais, ouvindo as necessidades e dialogando para o bem da área e da sociedade", defendeu Glauco Ferreira.

Na ocasião, também houve a distribuição de kits de higiene da Colgate para os Coordenadores de Saúde Bucal das cidades que integram a GERES XII.

Na terça-feira, o Conselho realizou uma palestra do coordenador de Saúde Bucal de Pernambuco, Dr. Paulo César, sobre os "Sinais de Alerta: Boca e Olhos Abertos!". Em seguida, foi realizada uma Ação Social no SESC LER com cerca de até 450 crianças, até cinco anos de idade.

Também participaram do evento, o presidente da Autarquia, Eduardo Vasconcelos; o Secretário Geral, Adelmo Aragão; a Secretária de Saúde de Goiana, Lícia Maciel; a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Marceonila Lyra; a tesoureira do CRO-PE, Catarina Lago e a presidente da Comissão de Ética, Fabiana Motta.

A Caravana Construindo Sorrisos é uma iniciativa do CRO-PE em parceria com a ColgatePalmolive; Governo do Estado; Assembleia Legislativa de Pernambuco; Secretaria Estadual de Saúde e diversas Prefeituras. "É preciso que estejamos juntos para transformar a prática do cuidado de Saúde Bucal em Pernambuco. Para construir sorrisos, é importante transformar a realidade, empoderar cidadãos e qualificar profissionais", finalizou Paulo Cezar.