CRO-PE lança cartilha sobre cuidados com a saúde da gengiva

Data publicação: 12/05/2022

Responsive image

No Dia Mundial da Saúde Gengival, nesta quinta-feira (12), o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE), lança uma cartilha digital sobre os cuidados com a saúde da gengiva. A iniciativa é necessária para conscientizar sobre a importância das medidas preventivas e alertar para as formas de identificar problemas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre de gengivite, doença que causa inflamação nas gengivas.

“Gengiva saudável não sangra. Por isso, identificar sangramento na hora da escovação é um sinal que precisa ser observado e levado em consideração. Depois disso, é importante consultar seu Cirurgião-Dentista, que vai investigar a causa do sangramento e colaborar para evitar que algo mais sério aconteça”, declarou Eduardo Vasconcelos, presidente do CRO-PE.

A gengivite costuma acontecer em decorrência de maus hábitos de higiene bucal. Se não tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e levar à perda de dentes.

"A doença periodontal é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem e sustentam os dentes. Com a perda do dente, o paciente terá dificuldade para realizar a mastigação e, entre outras coisas, pode ter retração das bochechas, modificando a estrutura da face, afetando a autoestima e o relacionamento com a sociedade", explicou Eduardo.

A doença da gengiva pode ser fator de risco para diversos outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, desordens neurológicas e hipertensão. Além disso, também pode provocar efeitos adversos na gravidez. Por isso, o CRO-PE recomenda visitar rotineiramente um Cirurgião-Dentista. O profissional é capaz de avaliar e realizar uma profilaxia para uma remoção profissional de placa bacteriana.

Para acessar a cartilha, clique aqui.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por