Operação conjunta do CRO-PE e Polícia Civil conduz oito pessoas à DECON por exercício ilegal da profissão

Data publicação: 02/06/2022

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou uma operação de Fiscalização, nesta quinta-feira (02). A ação foi realizada nos bairros de Cajueiro Seco, Jardim São Paulo, Água Fria e Curado II. Ao todo, foram oito flagrantes de exercício ilegal da profissão.

Cajueiro Seco: Foram encontrados indivíduos prestando atendimento em Prótese Dentária aos pacientes. Além disso, os suspeitos também não possuíam registro no CRO-PE.

Água Fria: O laboratório de Prótese Dentária visitado pelos fiscais e policiais estava irregular no Conselho. Na unidade, também haviam indícios de exercício ilegal da profissão.

Jardim São Paulo: Foi encontrado uma profissional atuando irregularmente como Cirurgiã-Dentista no consultório. Ela contava com a ajuda da filha, estudante de Odontologia. Também foi constatado que a estudante se aproveitava de toda a estrutura do consultório da mãe, Cirurgiã-Dentista aposentada, para praticar o ato. No local, também havia outras irregularidades, entre elas a ausência da autoclave.

Curado II: Os agentes flagraram uma mulher exercendo a profissão de Técnica em Prótese Dentária ilegalmente. No laboratório, foram encontrados pacientes em atendimento, equipamentos e insumos odontológicos.

Os envolvidos foram direcionados para a Delegacia do Consumidor (DECON) para a adoção de medidas legais.

"A maior preocupação do conselho com estas ações é a de proteger a sociedade dos riscos em atendimentos odontológicos sem acompanhamento de profissional qualificado. O exercício ilegal é crime e, em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco, vamos continuar combatendo. Estamos atentos a todas as denúncias que chegam", explicou João Godoy, chefe da fiscalização do CRO-PE.