Prefeitura de Bodocó lança edital cumprindo piso de Cirurgiões-Dentistas

Data publicação: 14/07/2022

A Prefeitura de Bodocó, no Sertão, lançou edital (001/2022) para concurso público, nesta quarta-feira (13). O documento prevê a contratação de um Cirurgião-Dentista com carga horária de 40 horas e salário correspondente ao determinado na Lei 3.999/61, ou seja seis salários mínimos, atualmente em R$ 7.272,00.

O lançamento acontece após seguintes vitórias judiciais do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), nos últimos três anos, e recomendação do Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO-PE). Desde 2019, Bodocó é o primeiro município a divulgar edital respeitando o piso salarial para Cirurgiões-Dentistas no Estado.

“A vontade política é essencial para mudar a realidade das cidades. Por isso, parabenizo o prefeito Otávio Pedrosa por reconhecer a importância da Odontologia para a saúde da população. Da mesma forma, agradeço o empenho da secretária de Saúde do município, Lidiane Nobre, e também o coordenador de Saúde Bucal, Jackson Pires. Esperamos que Bodocó seja, além de pioneira, um exemplo para todo o Estado. Apesar da nova conquista, o Conselho Regional identificou a ausência do cumprimento do piso salarial dos Auxiliares de Saúde Bucal. Por outro lado, esse é um passo importante na valorização de todos os profissionais da Odontologia”, explicou Professor Adelmo Aragão, Presidente do CRO-PE.

A Procuradora Jurídica do CRO-PE, Maristela Dantas, ratificou a importância do edital. “Trata-se de reconhecimento da municipalidade, respeito aos profissionais e a população. Vamos continuar lutando também pelo reconhecimento das demais categorias, mas é essencial saber que seguimos no caminho certo”, comemorou.