CRO-PE interdita UBSs em Trindade, no Sertão

Data publicação: 27/07/2022

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou dois consultórios do município de Trindade, no Sertão, nesta terça-feira (26). As condições de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde Centro 2 e São Pedro colocavam em risco a saúde dos pacientes e profissionais.

A UBS Centro 2 apresentava infiltrações e mofo nas paredes e no teto, além de cadeira com estofado totalmente danificado. No local também faltava uma área para descarte de lixo contaminado e o abrigo do compressor estava sendo utilizado para guardar entulhos.

Na UBS São Pedro, os agentes de Fiscalização do CRO-PE constataram a presença de rachaduras no teto e nas paredes; ferrugem em quase todo o mobiliário e mofo no teto. Também foram encontrados insumos fora da data de validade. Além disso, o sugador apresentava vazamento de ar e não havia autoclave nem caneta de alta rotação no local. A Unidade também apresentou outros problemas estruturais como cupim na base da porta e um disjuntor inadequado, com risco de choque elétrico.

O chefe de Fiscalização do CRO-PE, João Godoy, ratificou a importância do Órgão para a saúde da população. "O Conselho vem cumprindo uma das suas funções precípuas, que é a Fiscalização. Seja no Litoral ou sertão, continuaremos a exigir que os profissionais tenham um ambiente digno para exercer suas atividades, garantindo à população atendimentos com segurança e qualidade", declarou João Godoy.