CRO-PE interdita Unidade de saúde em Araripina por exercício ilegal da profissão

Data publicação: 28/07/2022

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou o Centro de Saúde Doutor José Araújo Lima, em Araripina, no Sertão, nesta quarta-feira (27).

Durante uma fiscalização de rotina, a equipe do CRO-PE constatou que um Técnico em Prótese Dentária (TPD) atuava de forma ilegal, realizando procedimentos de moldagem para confecção de próteses dentárias, técnica exclusiva de Cirurgiões-Dentistas. Além disso, um profissional atuava de forma irregular auxiliando-o na produção das peças.

Conforme a última atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, oito Cirurgiões-Dentistas estão lotados nesse Centro de Saúde, totalizando 150 horas semanais de assistência ofertada à população Por outro lado, os agentes do CRO-PE constataram que, no momento da abordagem, nenhum deles estava no ambiente.

Todas as medidas legais foram adotadas pelo Conselho. Após a interdição ética, os pacientes foram orientados a retornar apenas quando o local estiver regularizado.