Conselhos e sindicatos dos profissionais de saúde em Pernambuco, discutem início de processo de interdição ética da USF - Pantanal

Data publicação: 17/11/2022

Membros das entidades que representam os profissionais que atuam na saúde, no estado de Pernambuco, se reuniram na noite desta quarta-feira (16), na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), para discutir medidas de enfrentamento a violência que diariamente ameaça a vida de todos que executam suas atividades profissionais na Unidade da Saúde da Família (USF) Professor Fernando Figueira, localizada na comunidade Pantanal, no Ibura. A iniciativa que caracteriza um marco histórico, teve como principal objetivo garantir a segurança de todas as pessoas que frequentam a USF. Sendo assim, todas as entidades presentes decidiram pela inicialização do processo de interdição ética da unidade.

Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO), do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren), do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (Soepe), do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) e o vereador do Recife, Tadeu Calheiros.

Com a medida, todas entidades seguirão seus ritos regimentais para inicialização do processo de interdição da USF. Vale destacar que, em novembro de 2018, a mesma USF havia sido interditada pelo Cremepe, porque naquela época, já enfrentava problemas com a segurança.

Atendendo as solicitações de todas as entidades de saúde, uma reunião está agendada para o próximo dia 22 de novembro, na Secretaria de Saúde do Recife, para que sejam discutidas as propostas e medidas a serem apresentadas pela secretaria, que garantam a segurança dos profissionais de saúde, bem como da continuidade da assistência à população daquela região da cidade.