Fórum Nacional Contra a modalidade de Educação a Distância na formação em Odontologia

Data publicação: 26/04/2023

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou nessa quarta-feira, 26 de abril, em Brasília-DF, o Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Odontologia, que reuniu diversas entidades em manifestação contrária a oferta de cursos de Odontologia na modalidade EaD e, em sinalização desse desacordo, assinaram uma Nota Pública.

A posição foi tomada em função da recente criação do “Grupo de Trabalho, de caráter técnico, no âmbito do Ministério da Educação – MEC, a fim de realizar estudos com vistas a subsidiar a elaboração da política educacional no que diz respeito a oferta dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade Educação a Distância – EaD”, por meio da Portaria MEC N° 668, de 14 de setembro de 2022, alterada posteriormente em 8 de março de 2023, pela Portaria MEC N° 398.

Na abertura dos trabalhos o presidente Juliano do Vale falou sobre o descontentamento da Odontologia nacional e foi enfático nesse sentido. “Temos hoje aqui uma representação massiva da nossa profissão. E faremos desse evento um posicionamento claro e aberto da Odontologia brasileira contra o Ensino a Distância”, afirmou. Ressaltou também a presença dos 27 Conselhos regionais de odontologia.