CRO-PE e Vigilância Sanitária interditam clínica odontológica privada em Abreu e Lima

Data publicação: 26/04/2023

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou uma clínica odontológica privada localizada em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (26). A ação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do município.

Na ocasião, ambos encontraram irregularidades que comprometiam a segurança da população e dos profissionais de saúde, entre elas, esterilização inadequada, a qual era realizada por um profissional não habilitado. Os instrumentais eram lavados com detergente comum, ao invés do enzimático, secados com toalha, selados com chapinha de cabelo e embalados com papel grau cirúrgico reutilizado. Armários com mofo, ferrugem nos instrumentais e material biológico descartado de maneira irregular também foram alguns dos problemas constatados pelas equipes.

De acordo com o Chefe de Fiscalização da Autarquia, João Godoy, as ações realizadas pelo setor são fundamentais para coibir práticas ilegais e garantir o cumprimento das normas e leis que regulamentam a Odontologia. "A interdição é uma medida preventiva a fim de garantir a segurança e a saúde dos pacientes, além de proteger os profissionais que exercem a atividade odontológica. É importante que os protocolos de biossegurança sejam seguidos, para que o local ofereça condições de trabalho e atendimento adequados", afirma.

A clínica interditada permanecerá fechada até que as irregularidades sejam sanadas e as entidades concedam a liberação para o funcionamento.

O CRO-PE alerta para que os pacientes sempre verifiquem se o estabelecimento possui o registro no conselho e se o profissional responsável está regularizado.