No mês de Prevenção ao Câncer de Boca, Comissão de Ação Social do CRO-PE realiza palestra sobre importância da saúde bucal

Data publicação: 01/06/2023

A Comissão de Ação Social do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou uma palestra voltada para a conscientização sobre a importância da saúde bucal, especialmente no contexto do "Maio Vermelho", mês de prevenção ao Câncer de Boca. O evento aconteceu no último sábado (27), na Igreja Missionária Batista Shekinah, localizada no bairro da Mustardinha, e contou com a participação de crianças e seus responsáveis.

As voluntárias Dra. Elizabeth Azevedo (CRO-PE 3675), Dra. Jackeline Lima (CRO-PE 14752) e Dra. Thamiris Antero (CRO-PE 16161) foram responsáveis por conduzir a palestra e abordar diferentes aspectos relacionados à saúde bucal.

Na ocasião, a Dra. Elizabeth Azevedo enfatizou a importância da prevenção do câncer de boca e do tratamento precoce, compartilhando informações valiosas sobre os sinais de alerta, fatores de risco e a necessidade de manter uma rotina de cuidados adequada. A Dra. Jackeline Lima apresentou técnicas e práticas de higiene oral, explicando como realizar uma escovação eficiente tanto em crianças como em adultos. Ela também destacou a importância de manter uma boa saúde bucal para prevenir doenças e promover o bem-estar geral.

Durante a palestra, foram distribuídos materiais de apoio, incluindo slides educativos e kits de higiene bucal fornecidos pela Colgate/Palmolive, visando incentivar hábitos saudáveis desde a infância. A Dra. Thamiris Antero ficou responsável pela organização da entrega dos kits para cerca de 120 crianças presentes. Ao final da palestra, houve espaço para perguntas e respostas, promovendo a interação entre os participantes e a troca de informações.

O CRO-PE ressalta o compromisso em levar informações relevantes sobre saúde bucal à população e destaca a importância do atendimento odontológico e do acompanhamento adequado desde a infância. É importante lembrar que serviços gratuitos estão disponíveis em unidades como os Postos de Saúde da Família (PSF), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e até mesmo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).