Operação conjunta do CRO-PE e Polícia conduz 52 pessoas à DECON por exercício ilegal da profissão

Data publicação: 29/09/2023

Em uma ação conjunta do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), em parceria com a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária do Recife, o PROCON, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Controle Urbano do Recife (SECON) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE), foi desencadeada a "Operação Planalto". O alvo da operação foi o Edifício Brasília, localizado no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.

A Operação Planalto teve início após uma denúncia apresentada pelo CRO-PE, que apontava atividades clandestinas relacionadas à confecção e venda de próteses dentárias irregulares. O trabalho conjunto das autoridades teve como objetivo coibir essas práticas ilegais que representam sérios riscos à saúde bucal da população e também impactos ambientais negativos.

A ação resultou na interdição de 25 estabelecimentos devido ao exercício irregular da Odontologia. Além disso, 52 indivíduos, entre trabalhadores e proprietários, foram conduzidos à Delegacia do Consumidor para prestar esclarecimentos sobre suas atividades.

O CRO-PE alerta a população sobre os perigos das próteses dentárias irregulares e reforça a importância de buscar atendimento junto a Cirurgiões-Dentistas devidamente registrados no conselho. Esses profissionais são capazes de avaliar qual é o melhor tratamento e a prótese mais adequada, garantindo a segurança e a saúde bucal dos pacientes.

A operação conjunta "Planalto" demonstra o compromisso das autoridades e órgãos de fiscalização em proteger a saúde pública e o meio ambiente, combatendo práticas ilegais que podem prejudicar a qualidade de vida da população. Além disso, ressalta a importância da colaboração entre diferentes entidades para garantir a segurança e bem-estar da sociedade.